Contabilidade em Nossa Vida
A contabilidade é uma ciência social aplicada, e tem como objetivo estudar o Patrimônio das pessoas, sejam elas Físicas ou Jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Ao longo dos séculos a contabilidade foi aprimorando os seus estudos e tornou-se necessária em todas as atividades, por mais incipiente que seja. O gestor necessita que a contabilidade lhe dê informações para que ele possa tomar decisões sobre o seu patrimônio. Quando o homem primitivo começou a juntar gravetos, pedras e outros objetos, para contar o seu rebanho ou quantos frutos ele colheu em um determinado período, nasceu ai a contabilidade. O que ele queria na verdade era mensurar o seu poder econômico perante o seu grupo. Sem percebermos a nossa vida é totalmente controlada pela contabilidade, se fizermos um exercício muito simples, iremos ter uma visão simples de como mensuramos o nosso Patrimônio Líquido. A equação é bem simples: Em uma folha de papel divida ao meio e do lado esquerdo coloque todos os seus Bens: (Dinheiro, Carro, Moto, Terrenos, Casas, apartamentos, etc.), e seus Direitos: (Aplicações Financeiras, Salário a Receber, Empréstimos a Receber, Saldo em Conta Bancária, etc.) e do lado direito coloque todas as suas obrigações para com terceiros: (Prestações a Pagar, Financiamentos a Pagar, Saldo Negativo em Conta Bancária, etc.). Após esse rascunho faça a seguinte operação:

* Bens + Direitos – Obrigações = Patrimônio Líquido

O resultado que na contabilidade chamamos de Patrimônio Líquido é a Riqueza de uma pessoa, seja ela física ou jurídica. Esse resultado sempre está em movimento e é esse movimento que a Contabilidade está preocupada em informar aos usuários, para que sejam tomadas as medidas corretas para um bom desempenho do Patrimônio. No mundo cada vez mais competitivo, ter conhecimento em contabilidade é uma estratégia muito importante em todos os setores da economia.

Prof. Edivalmir A. Massa



“A CONTABILIDADE É POSSÍVELMENTE UM DOS ASSUNTOS MAIS ÁRIDOS DO MUNDO. E PODE TAMBÉM SER O MAIS CONFUSO. MAS SE VOCÊ QUISER SER RICO, PODE SER O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE”.

Robert T. Kiyosaki
<< VOLTAR